terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Ministério da Integração Nacional e Comissão do Senado acompanham obras do Projeto de Integração São Francisco

O Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira veio ao Nordeste acompanhado da Comissão Externa do Senado para visita em trechos das obras dos canais, estações elevatórias, túneis, barragens e reservatórios que fazem parte do Projeto de Integração São Francisco, mais conhecido como Transposição de águas do Rio São Francisco.

Ministro Francisco Teixeira e Senadores vistoriando as obras e ouvindo técnicos no túnel Cuncas 1. Foto: divulgação.

A recente visita foi realizada entre o período da sexta-feira (05) a segunda-feira (08). Na cidade de Custódia (PE), ainda durante a sexta-feira, o Ministério da Integração Nacional realizou mais uma ausculta, chamada “Comunicação Itinerante”. A iniciativa tem por objetivo transmitir dados e informações oficiais, esclarecendo a população e tirando dúvidas a respeito do Projeto de Integração São Francisco, além de absorver as críticas, sugestões e demais contribuições que a sociedade tenha a demandar. Na segunda-feira, já em solo paraibano, integrantes da Comissão Externa do Senado e da comitiva do Ministério da Integração Nacional visitaram as obras do empreendimento nas cidades paraibanas de Monteiro e São José de Piranhas, além de sobrevoar de helicóptero o município de Mauriti, no Ceará.

A Comissão Externa do Senado é composta pelos Senadores Vital do Rego (PMDB-PB), Humberto Costa (PT-PE), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Cícero Lucena (PSDB-PB), sendo responsável por fiscalizar as obras do Projeto São Francisco e elaborar relatório acerca da execução delas. Na ocasião, Inácio Arruda não esteve presente, pois estava cumprindo agenda em outro compromisso Legislativo.

Ministro da Integração Nacional, Fernando Teixeira, lembrou que após a conclusão de todo o empreendimento, a seca não afetará o Nordeste como tem afetado ao longo do tempo. “A transposição já é uma realidade que vai beneficiar 12 milhões de nordestinos em quatro estados”, afirmou.

Desde quando a Comissão Externa do Senado iniciou as visitas, em 2013, esta é a quarta visita de acompanhamento realizada pela comitiva formada por Senadores e pelos técnicos e autoridades do Ministério da Integração Nacional. A comissão presidida pelo Senador Vital do Rego (PMDB-PB) e relatada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), já realizou três visitas ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco.

A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março de 2013, no eixo norte da obra, passando pela cidade de Salgueiro (PE). A segunda visita ocorreu no dia 19 de abril, no eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Em agosto do ano passado, os senadores, ministros e demais autoridades voltaram a cidade de Monteiro para vistoriar as obras no eixo leste.

No relatório, que deve ser finalizado ainda este mês pelo relator Humberto Costa, consta uma série de informações sobre o orçamento e a sua origem, a quantidade de trechos finalizados e dos outros trechos em execução, além de um balanço parcial sobre as obras que será concluído e apresentado até o final deste mês. O relatório final deverá estar concluído no final do próximo ano, quando será apresentado.

São R$ 8,2 bilhões empregados na Transposição que chega ao final de 2014 com 67,5% de conclusão da sua estrutura. Mais de 11 mil trabalhadores atuam na obra, em alguns locais a empreitada é dia e noite. O Projeto de Integração São Francisco está situado entre os estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, com previsão mínima de atender a 390 municípios dos estados citados. É formado por 477 km de extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis.




Segundo Humberto Costa, a execução da Transposição está avançando em velocidade satisfatória e vai permitir a distribuição de água para o sertão nordestino em breve. “Estamos muito próximos de concluir esse grande empreendimento iniciado no governo Lula e continuado no governo da presidenta Dilma. A transposição veio para transformar a vida de mais de 12 milhões de nordestinos que vivem no semiárido", disse.

Já o presidente da Comissão Externa do Senado, Vital Rego, assegurou a finalidade da obra. “Esta é uma obra que vai resolver definitivamente o problema hídrico no Nordeste. E o governo federal está empenhado em entregar logo a transposição” garantiu o presidente da Comissão.

Desde outubro, a Estação de Bombeamento (EBV-1), do Eixo Leste do Projeto de Integração, já bombeia água do Velho Chico a partir do município de Floresta (PE). Nesse trecho, a água segue um percurso de 16 quilômetros do Lago de Itaparica até o Reservatório de Areias. O túnel “Cuncas 1”, o mais extenso para transporte de água da América Latina que integra o projeto da Transposição do Rio São Francisco, já está com 94,4% do nível de execução. Com 15 quilômetros de extensão e seção de 9 metros de altura por 9 de largura, o túnel interliga os estados de Ceará e Paraíba, pelo eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário